quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Automutilação: O que leva uma pessoa a se cortar?





1. O que é a Automutilação?
A automutilação é definida como qualquer comportamento intencional envolvendo agressão direta ao próprio corpo sem intenção consciente de suicídio. As formas mais freqüentes de automutilação são cortar a própria pele, bater em si mesmo e queimar-se.

2. Por quais razões a Automutilação se desenvolve?
Embora as causas da automutilação ainda não estejam bem definidas, há evidencias de que fatores neurobiológicos e fatores psicossociais, como características de personalidade mais impulsiva e compulsiva, bem como a história de vida e o ambiente colaboram para o surgimento da automutilação. Os pacientes descrevem o início da automutilação após vivência de forte emoção, como raiva, utilizando este comportamento como forma de lidar com a emoção, um comportamento com características impulsivas.

 Com o decorrer do tempo, o paciente observa que obtém alivio de sensações ruins e passa a repetir a automutilação com o objetivo de obter alívio novamente. Começa a planejar e, muitas vezes, ritualizar a realização do ferimento. 
Estes comportamentos podem ser desencadeados por uma vivência traumática ou apenas pela lembrança desta.
Alguns dos fatores de risco relacionados a automutilação são: abuso emocional, físico ou sexual na infância; conflitos familiares; abuso de álcool e tabaco ou outras substâncias; adolescente vítima de “bulling”; presença de sintomas depressivos, ansiosos, impulsividade e baixa auto-estima.

3. Como sei identificar se alguém está com esse problema?
As pessoas que apresentam automutilação sentem vergonha e medo de revelar este comportamento, por isso procuram esconder as lesões e as fazem solitariamente onde não podem ser observadas. Elas reconhecem que este comportamento não é bem aceito pelas pessoas.
Desta forma, você poderá desconfiar que alguém apresenta automutilação quando essa pessoa:
a) Costuma usar roupas de mangas longas, mesmo no verão, com altas temperaturas;
b) Apresentam várias cicatrizes ou lesões repetidas e tem dificuldade para explicá-las;
c) Isola-se evitando situações onde seu corpo pode ser exposto, como praia ou piscina;
Vale lembrar que estas pessoas podem apresentar sintomas depressivos e de fobia social associados.

4. A Automutilação tem tratamento?
Sim, a associação psicoterapia e medicação tem se mostrado eficaz nos casos de automutilação. A psicoterapia, nestes casos, tem como um dos objetivos ajudar o paciente a identificar outras formas de lidar com frustrações, que sejam mais eficazes do que seu comportamento. Ainda não há medicação específica indicada para que o paciente pare de se mutilar, entretanto, a medicação pode ser indicada para alívio dos sintomas depressivos e ansiosos que podem colaborar para a manutenção do comportamento. Há também medicações que são usadas para diminuir a impulsividade e que ajudam o paciente a resistir a vontade de se machucar, caso esta apareça.

5. A quem devo buscar para pedir ajuda/auxílio?
Buscar profissionais da área de saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. Seria mais indicado profissional com experiência no tratamento de pacientes com automutilação, pois estes pacientes apresentam algumas peculiaridades. Caso estes profissionais não estejam disponíveis, uma vez que são raros os profissionais com experiência em automutilação, seria indicado profissionais com experiência em transtornos do impulso.


Jackeline Suzie Giusti, psiquiatra; Mestre em Psiquiatria pelo Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq – HCFMUSP); Psiquiatra responsável pelo atendimento dos pacientes com Automutilação no Ambulatório Integrado dos Transtornos do Impulso.  E-mail: jsgiusti@terra.com.br / Consultório: (11) 3085-9832 ou 3891-1504

23 comentários:

  1. Eu auto-mutilo-me, mas não o faço por eventos traumáticos, raiva, etc. É verdade que tenho ansiedade, mas acho que me corto porque gosto de sentir dor (mas não do modo masoquista), de resistir à dor, sei lá, dá uma sensação boa, de adrenalina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a dor que você afirma gostar de sentir é um meio de liberar a raiva. A raiva muitas vezes vem de um trauma que você sofreu, mas a nossa mente é algo intrigante, el consegue reprimir lembranças para você não sofra, o nome disso é mecanismo de defesa.

      Excluir
    2. A dor da carne alivia a dor da alma. acredito que vc n goste de ser cortar. Bjus e tenha fé!

      Excluir
  2. Bom a algum tempo eu me cortava... As primeiras vezes foram por causa da minha amiga... Ela se cortava e bla bla bla... Historia longa
    ... Então depois de eu ter feito muitos cortes ela parou (verifico todos os dias)... Mas eu continuie... Dai eu comecei a me cortar por que gostava... (Não sou masoquista)... Mas agr já vão fazer uns 2 ou 3 meses que parei... Mas ainda sinto vontade... E não acho isso algo ruim.. (Pelo menos para mim... Não sigam meu exemplo pfvr)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das vezes e assim mesmo a pessoa começar por algum motivo depois acaba gostando ,aquilo vira um vicio ...

      Excluir
    2. É vdd Rafaela. Temos que ser forte, ou tentar!

      Excluir
  3. Eu me corto. Não sofri abuso nem bulling, meus pais brigam muito, acho que talvez esse seja o motivo, já tentei parar uma vez, mas voltei ao mesmo hábito. Uma parte de mim entende que tenho que parar, mas outra parte não quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure ajuda profissional, todos temos um motivo,Temos que ser forte eh díficil, mas neh impossivel

      Excluir
  4. Eu me corto , sla , por me sentir mal por querer ser uma boa pessoa , por querer sempre fazer o melhor e no fim acorrer tudo errado , ou as vezes me corto por brigar com minha namorada , minha mãe, pra mim , eu fazer isso me faz pensar que eu preciso ser cortado pra me sentir melhor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N eh se cortando q vc vai ser uma pessoa boa. agora as brigas c sua mãe e c sua namorada te fazem mal e por isto vc se corta. pq eh um alivio pra alma. doi a carne nas a alma fica aliviada. Sua mãe ok eh sua mãe e sua namorada? n eh justo vc se automotilar por uma pessoa que vc nem sabe que fará parte da sua vida no futuro... Procure ajuda amigo, ajuda profissional

      Excluir
  5. Eu me corto também, eu tenho motivos mais todos fala para mim que meu motivos são Vesta, eu escondo muitas coisas de mi que aconteceu na infância como, meu irmão abusou de mim eu não conto para ninguém PIS eu que aceitei mas agora eu me sinto um lixo e uso esse método para acabar com essa dor. Eu tento parar mais não consigo esse irmão me ameaça se eu não parar de me corta ele me bate, ai eu não sei o que eu faço

    ResponderExcluir
  6. Eh dificil esquecer o passado, mas nestes casos o presente doi mais que o passado. na realidade a doe da carne alivia a dor da alma, dai vira uma vola de neve. quando damos conra so se cortar n eh o suficiente, se queimamos e por ai vai. procure ajuaa da área profissional. enquanto seu irmão n conte mais a ele,só assim ele para de te bater e de ameaçar

    ResponderExcluir
  7. Oky me alto-motilo-me por estar triste,com raiva,quando brigo cm minha mae er ela me diz coisas absurdas por exemplo ela viu meu braço todo cortado e simplesmente ela virou er disse corta o pescoço que ai morre de uma vez só e ainda me pergunto que se eu fosse me matar ela me levaria numa ponte perto aki de casa pra mim me jogar er disse ia ser menos um problema em minha vida infelizmente sou filha adotiva sei que ela teve seus motivos para ter dito isso só que me machucou de mais não resisti tive que me altomotilar 😞😞

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei a me corta tem um ano só que eu não me corto sempre só me corto quando estou com mta raiva ou mto triste etc... Só que hj eu me cortei er não foi pouco nunca tinha me cortado tanto assim na minha vida mas o motivo foi pelo o q minha mae flo quando viu meu braço cortado ms tinha apenas dois cortes simplesmente ela virou e disse corta mais, conta msm ,isso que ta fazendo não me atinge nem um pouco flo tbm que era pra eu pegar uma faca er corta o pescoço pq assim eu morreria de uma vez só aquilo me Machuco tanto que não consegui suporta tanta dor er tristeza em meu peito flo que se eu queria morre pq não avisei antes que ela me levaria numa ponte perto de casa pra mim me jogar pq ai seria menos uma perturbação em sua vida infelizmente sou filha adotiva er eu sei que faço coisas erradas ms não precisava dela ter falado aquilo tudo pra mim sei que as vezes faço ela perder a paciência ou ate fazela sair de si msm er eu só não queria me corta dnv ms não sei como vou expressar minha raiva ou tristeza se isso acontece novamente sei como er horrível ser um ou uma suicida já tive amgs suicidas ms graças a Deus elas se recuperaram disso tudo er agr que sofre sou eu não suporto tanta dor em meu peito parece que levei um tiro 😞😞

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a me corta tem um ano só que eu não me corto sempre só me corto quando estou com mta raiva ou mto triste etc... Só que hj eu me cortei er não foi pouco nunca tinha me cortado tanto assim na minha vida mas o motivo foi pelo o q minha mae flo quando viu meu braço cortado ms tinha apenas dois cortes simplesmente ela virou e disse corta mais, conta msm ,isso que ta fazendo não me atinge nem um pouco flo tbm que era pra eu pegar uma faca er corta o pescoço pq assim eu morreria de uma vez só aquilo me Machuco tanto que não consegui suporta tanta dor er tristeza em meu peito flo que se eu queria morre pq não avisei antes que ela me levaria numa ponte perto de casa pra mim me jogar pq ai seria menos uma perturbação em sua vida infelizmente sou filha adotiva er eu sei que faço coisas erradas ms não precisava dela ter falado aquilo tudo pra mim sei que as vezes faço ela perder a paciência ou ate fazela sair de si msm er eu só não queria me corta dnv ms não sei como vou expressar minha raiva ou tristeza se isso acontece novamente sei como er horrível ser um ou uma suicida já tive amgs suicidas ms graças a Deus elas se recuperaram disso tudo er agr que sofre sou eu não suporto tanta dor em meu peito parece que levei um tiro ����

    ResponderExcluir
  10. Quando as pessoas me decepcionam, me deixam com raiva, quando eu vejo filmes com pessoas com depressão eu absorvo a dor e penso que sou eu que estou vivendo toda aquela dor, então eu me corto e gosto, sempre quando eu me corto eu dou um sorrisinho estranho, como seu eu tirasse tudo de cima de mim, ninguém me entende. Quando meu amigo viu isso ele me jugou, disse que eu deveria pensar em algo feliz, mas ai é que tá.... minha felicidade dura pouco, minha família diz que sou bipolar, mas tento não ser, as vezes eu estou senda pensando e vem uma vontade enorme de me corta, então eu faço isso, me sinto bem.

    ResponderExcluir
  11. Eu vim aqui só ver os coments da JESA ARRUDA.Essa gata goox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, obrigada minha linda por gostar dos posts, espero que esteja te ajudando de alguma forma. Bjs e bendiones para ti!!!!

      Excluir
  12. me corto por autopunição e as vzs apenas pq quero sentir algo (as vzs parece q nao sinto nada) queria pedir ajuda, mas tenho muita vergonha =/

    ResponderExcluir
  13. Deus pode te ajuda ele está te esperando de braços abertos

    ResponderExcluir
  14. Eu me corto mais pelo fato de algum tempo atrás eu tinha depressão a depressão passou mais o alívio que o corte e o segue me trás não passou, tenho vergonha mais não posso fazer nada...

    ResponderExcluir

Tema Viagem. Imagens de tema por Galeries. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog