segunda-feira, 24 de junho de 2013

Depressão de Inverno é mais comum do que se imagina.



Existem vários segmentos da nossa vida que estão ligados a fenômenos naturais e que de alguma forma são afetados por eles, como por exemplo, as estações do ano. Esses aspectos de sazonalidade possuem forte influência na moda, gastronomia e também no estado emocional das pessoas. A depressão sazonal é muito comum neste período.
A depressão sazonal é também conhecida como depressão de inverno, pois seus episódios depressivos tendem a se manifestar no período de inverno. Ela é muito comum em países com latitudes mais elevadas, superiores a 50º. Já os países com latitude inferior a 30º, como o Brasil, se torna menos freqüente, atingindo 1% da população.
O que causa a Depressão Sazonal ?
A falta de contato com a luminosidade provoca alterações na melatonina, um hormônio que é liberado pelo cérebro no período noturno e parado pela manhã, com a volta da luz natural.
Quando os indivíduos ficam por longos períodos em contato com pouca luminosidade, a secreção diária de melatonina aumenta significativamente.
Tudo isso faz com que o individuo sinta-se mais disposto a noite, e durante o dia tenha menos disposição e mais sonolência.
Sintomas da depressão Sazonal ou de inverno
  • Aumento do sono durante o dia;
  • Horas dormidas não proporcionam descanso suficiente;
  • Dificuldade para acordar de manhã;
  • Aumento do apetite (principalmente por massas e doces);
  • Dificuldade de concentração e execução de atividades diárias;
  • Cansaço, fadiga e isolamento social;
  • Desejo sexual diminuído;
  • Alterações de humor (angústia irritação, apatia, tristeza e choro);
  • Pensamentos negativos e baixa autoestima;
  • Piora no período pré-menstrual.

De forma geral, o paciente apresenta melhora à medida que esse período de inverno passa. Porém, se os sintomas de depressão persistirem, o médico psiquiatra deve ser consultado, para administração de medicamentos antidepressivo e psicoterapia.
Quando a falta de luz é a causa do problema, a fototerapia é uma excelente opção de tratamento. Neste caso, os pacientes são expostos à luz brilhante por períodos curtos durante o dia.
Em países onde o inverno costuma ser mais rigoroso, é usada a light terapia que emite raio de luz de forma obliqua nos olhos causando estimulação da retina e inibindo a secreção de melatonina pelo cérebro.
A depressão sazonal acomete as pessoas principalmente no inverno, desaparecendo na maioria dos casos logo após esse período. O individuo acometido apresenta como principais sintomas o aumento do sono durante o dia, a indisposição e outros semelhantes à depressão comum.
Ao apresentar esses sintomas, um médico especialista deve ser consultado para melhor avaliação, diagnóstico e tratamento.
 Fonte: www.comocuidar.com.br

Tema Viagem. Imagens de tema por Galeries. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog